A Apple conquistou pela primeira vez o topo do ranking anual Best Global Brands, da consultoria Interbrand.
A Coca-Cola, marca que se manteve em primeiro lugar por 13 anos consecutivos, ocupa a terceira posição na edição de 2013. O Google ocupa o segundo lugar.
Com 72 milhões de Macs em uso e recorde de vendas de iPhones e iPads, a
conquista da Apple não surpreende. “De vez em quando, uma marca muda
a nossa vida, não apenas com os seus produtos, mas com a sua essência”,
afirmou em nota Jez Frampton, CEO Global da Interbrand.
Para avaliar as concorrentes, três aspectos são considerados: desempenho financeiro, influência na escolha do consumidor e poder de comandar preços premium ou gerar lealdade.
Este ano, o valor total de das cem marcas globais mais valiosas é de 1,5 trilhão de dólares. Nenhuma marca brasileira foi classificada entre a primeira centena. Confira o ranking completo:
Posição em 2013 | Posição em 2012 | Marca | Setor | 2013 Valor de Marca (US$ bilhões) | Variação do Valor de Marca em % |
---|---|---|---|---|---|
1 | 2 | Apple | Tecnologia | 98.316 | 28% |
2 | 4 | Tecnologia | 93.291 | 34% | |
3 | 1 | Coca-Cola | Bebidas | 79.213 | 2% |
4 | 3 | IBM | Serviços de Negócios | 78.808 | 4% |
5 | 5 | Microsoft | Tecnologia | 59.546 | 3% |
6 | 6 | GE | Diversificado | 46.947 | 7% |
7 | 7 | McDonald's | Restaurantes | 41.992 | 5% |
8 | 9 | Samsung | Tecnologia | 39.610 | 20% |
9 | 8 | Intel | Tecnologia | 37.257 | -5% |
10 | 10 | Toyota | Automotivo | 35.346 | 17% |
11 | 11 | Mercedes-Benz | Automotivo | 31.904 | 6% |
12 | 12 | BMW | Automotivo | 31.839 | 10% |
13 | 14 | Cisco | Tecnologia | 29.053 | 7% |
14 | 13 | Disney | Mídia | 28.147 | 3% |
15 | 15 | HP | Tecnologia | 25.843 | -1% |
16 | 16 | Gillette | Bens de Consumo | 25.105 | 1% |
17 | 17 | Louis Vuitton | Luxo | 24.893 | 6% |
18 | 18 | Oracle | Tecnologia | 24.088 | 9% |
19 | 20 | Amazon | Varejo | 23.620 | 27% |
20 | 21 | Honda | Automotivo | 18.490 | 7% |
by Exame
Nenhum comentário:
Postar um comentário