terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

11 maneiras testadas e aprovadas para desenvolver a CRIATIVIDADE

Ser criativo tem mais a ver com estado mental, se cercar de pessoas e coisas interessantes e se livrar dos pré-conceitos, do que com um sua genética. 

Você sabia, por exemplo, que pessoas que moram em cidades grandes são mais criativas, e que, pessoas que conhecem outros países são ainda mais? E que empreendedores com amizades mais variadas são cerca de 3 vezes mais inovadores do que os outros?
Estudos americanos indicaram como melhorar a criatividade.  Alguns deles parecem meio óbvios e até malucos, mas acredite, funcionam.

1. Tudo azul

Quem já leu sobre a psicologia das cores irá entender. O azul ajuda a relaxar e melhorar o pensamento associativo. Ao contrário de cores quentes, que deixam as pessoas mais alertas e ligadas. Um estudo feito em 2009 mostrou que pessoas que estavam em uma sala de fundo azul resolveram mais quebra-cabeças do que aqueles que estavam em uma sala de fundo vermelho.

2. Fique mais lerdo

Este estudo publicado em 2012 mostrou que pessoas em baixo estado de atenção (leia-se: grogue, sonolento, lerdo) se saíram muito melhores em puzzles criativos (não de lógica), aumentando a chance de sucesso em até 50%.

3. Sonhe acordado

Segundo um estudo da Universidade da Califórnia, pessoas que sonham acordado (daydream, expressão em inglês – aquelas que parecem ficar olhando para o nada), obtiveram pontuação mais alta em vários testes de criatividade.

4. Pense como uma criança

Quando pesquisadores pediram para as pessoas se imaginarem com 7 anos de idade, elas pontuaram consideravelmente mais em testes de pensamentos divergentes — uma espécie de “pensar diferente” e criar novas utilidades para coisas já existentes.

A presunção, resultado da experiência que adquirimos, é um veneno para a criatividade.  Jonah Lehrer, autor do livro “Imagine”, coloca em belas palavras: “a chave da criatividade é a habilidade de atacar os problemas como um iniciante e deixar todas as pré-concepções  e medo do fracasso de lado”.

5. Ria alto

Ria de verdade! Mark Beeman e John Kounios identificaram a área do cérebro relacionada aos insights  – o famoso estalo, aquela lampadinha na cabeça. Ela se chama, em inglês, superior anterior temporal gyrus (aSTP). Vários fatores influenciam um insight, um deles é rir. O estudo mostrou que pessoas que assistiram um show de stand-up comedy aumentaram a chance de sucesso em 20% ao resolver puzzles criativos.

6. Imagine que veio de longe

Uma pesquisa conduzida pela Universidade de Indiana mostrou que as pessoas resolviam mais problemas quando eram ditas que tais problemas foram criados na Grécia ou na Califórnia em vez do laboratório local.

7. Seja vago

Não seja específico, não use palavras que possam limitar o pensamento da equipe. Por exemplo, em vez de usar o verbo “dirigindo” use “deslocando”. Parece banal, mas o resultado poderá ser substancial.

8. Trabalhe fora da caixa

Muita gente trabalha no famoso cubículo, seja ele um quadrado estilo Dilbert  - mais comum nos Estados Unidos -, ou mais aberto. Um estudo recente fez pessoas se saírem melhores ao pensar fora do seu espaço. Talvez o trabalhar fora da caixa ajudou a pensar fora da caixa.

9. Conheça o mundo

Um estudo de Adam Galinsky mostrou que estudantes que moraram fora do seu país natal resolveram mais facilmente um clássico quebra-cabeça criativo.

10. Mude-se para uma cidade grande

Físicos do instituto de Santa Fé (Novo México) descobriram que inventores que se mudaram para uma cidade com o dobro de tamanho produziram, em média, 15% mais patentes.

11. Tome uns drinks

Na Universidade de Illinois em Chicago, eles testaram estudantes sóbrios que haviam ingerido certo teor de bebida alcoólica. O que eles descobriram foi algo curioso… Os que haviam bebido resolveram quase 30% problemas de associação remota de palavras do que os sóbrios. A explicação? Eles estavam mais relaxados e prestando menos atenção, o que nesse tipo de problema, os ajudou.

Fonte:  The Wall Street Journal, adaptado do livro “Imagine – How Creativity Works”, de Jonah Lehrer.
by Canal do Empreendedor

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