sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Pessoas bem sucedidas falam sozinhas



Aquela mania de falar consigo mesmo diante de uma dificuldade — quem diria? — ajuda a ter mais sucesso. Foi o que concluíram psicólogos da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, em um estudo publicado na revista científica European Journal of Social Psychology. Sim, dizer em voz alta frases como "Você consegue, Fulano" tem um efeito positivo no nosso cérebro.

Pesquisas preliminares já tinham demonstrado que falar sozinho aumenta a força de vontade, tanto para encarar atividades amedrontadoras quanto para acalmar os nervos antes de uma tarefa delicada. Os psicólogos, agora, descobriram que também importa como você fala.

Entre dizer "Você consegue" ou "Eu consigo", prefira a primeira opção. Em um experimento, os pesquisadores desafiaram estudantes a completar anagramas. Para metade deles foi pedido que usassem palavras na primeira pessoa, e para a outra metade, em terceira pessoa. Quem usou “você pode” não só completou mais anagramas do que pessoal do outro grupo como ainda terminou a sequência de desafios com uma sensação maior de felicidade.

A explicação para isso é que a nossa memória, ao ouvir em voz alta palavras de apoio em terceira pessoa, lembra de vezes em que recebemos suporte de parentes ou amigos, especulou Sanda Dolcos, psicóloga que comandou a pesquisa, à FastCompany. E mesmo quem não tem muitos amigos se beneficia da "técnica". Não custa testar algumas vezes.

by GQ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página