quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

6 caminhos para ter mais (e melhores) ideias


Entender o processo pelo qual nosso cérebro passa para produzir ideias pode nos ajudar a produzi-las em maior escala. E também há algumas coisas que podemos fazer para nos empurrarmos a termos ideias melhores. Vamos a alguns pontos.

Critique suas ideias, não as aceite imediatamente

Nesse estágio, não cometa o erro de guardar suas ideias para si. Mostre para os críticos sensatos. Isso vai ajudá-lo a expandir a ideia e descobrir possiblidades que você pode ter esquecido. Aqui é especialmente importante saber se você é introvertido ou extrovertido para criticar suas ideias do ângulo certo.

Sobrecarregue seu cérebro, ele aguenta

Surpreendentemente, você pode bater em seu cérebro com mais força do que ele [parece que] suporta. Isso vai fazê-lo trabalhar mais.
No artigo A Psicologia Hoje (Psychology Today), Robert Epstein explica como situações desafiadoras podem despertar a criatividade. Mesmo que você não seja bem sucedido naquilo que está fazendo, as áreas criativas do cérebro vão acordar e, para compensar, irão ter um melhor desempenho depois da tarefa.

Tenha mais ideias ruins para ter mais ideias boas

Ao que parece, ter ideias ruins em grande quantidade também significa que você terá várias ideias boas. Estudos das universidades MIT e University of California Davis provaram isso.
O grande volume de ideias produzido por algumas pessoas significa que elas não podem evitar ter um monte de ideias ruins. Todavia, elas também estão propensas a terem mais ideias boas.
Seth Godin escreveu sobre a importância de estar disposto a produzir uma série de ideias ruins, dizendo que pessoas que têm várias ideias como empreendedores, escritores e músicos, falham com bem mais frequência do que são bem-sucedidos. Porém, ainda falham menos do que aqueles que não possuem ideia alguma.
Godin resumiu isso com um bom exemplo:
"Alguém me perguntou de onde tiro tantas ideias boas, explicando que ele leva um mês ou dois para ter uma e eu pareço ter mais que isso. Pergunte-lhe quantas ideias ruins ele tinha todo mês. Ele fez uma pausa e disse 'nenhuma'.” 

Reserve um tempo

Seus pensamentos precisam de um tempo de calma antes que a criatividade sinta-se segura o suficiente para emergir e trabalhar. Reservar tempo regularmente para pensar pode ser uma boa forma de treinar sua mente para relaxar.


Ache um lugar criativo

O fato de reservar um tempo regularmente envia o sinal para seu cérebro de que é seguro trabalhar em ideias criativas. Encontrar um lugar onde você possa ser criativo também ajuda.


Deixe o cérebro fazer o trabalho dele


Essa talvez seja uma das tarefas mais difíceis, mas também é uma das partes mais importantes do processo de produção de ideias. Acho que James Webb Young define melhor: 

“Largue todo o assunto e coloque-o para fora de sua mente e deixe seu subconsciente fazer o que sabe.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página