terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Visto para os Estados Unidos: Passo a Passo para Solicitação

Em comunicado oficial, a Embaixada e Consulados Americanos no Brasil anunciaram que visam diminuir o tempo de espera e estão basicamente dividindo o processo em etapas. 
Passo a Passo para Solicitação de Visto Americano
  1. Preencha no site https://ceac.state.gov/genniv/ o formulário  DS-160
  2. Pague a taxa única de solicitação de visto de 160,00 dólares. Não haverá mais uma taxa separada para agendamento ou para envio do passaporte. Efetue o pagamento com cartão de crédito pelo site do agendamento, por telefone, em dinheiro em qualquer agência do Citibank, ou por boleto bancário.
  3. Agende a visita a um dos CASV pelo novo site http://usvisa-info.com/pt-BR/selfservice/login (a partir de 30 de abril)  ou pelo Call Center. Agende também a entrevista no Consulado/Embaixada se necessário. Essa visita poderá ser feita no dia seguinte da visita ao CASV ou em até 8 dias depois.
  4. Compareça a um dos CASV – Centros de Atendimento ao Solicitante de Visto para coleta de impressões digitais e foto, levando o passaporte válido e a página de confirmação do formulário DS-160. Solicitantes acima de 66 anos ou com até 15 anos estão isentos da coleta de impressões digitais. Os mesmos ou seus representantes deverão entregar uma fotografia 5×7 e a página da confirmação do formulário DS-160 no centro de atendimento. Informações sobre os requisitos para imagens digitais: Fotos digitais do Departamento de Estado
  5. Compareça a entrevista, se for solicitado, na embaixada ou em um dos consulados. Solicitantes deverão apresentar o passaporte válido e a página de confirmação com o código de barras do formulário DS-160.
  6. Se o visto for concedido, será possível receber o visto em casa em um local da DHS pré-escolhido.
O que muda? 
- call center e website para informações e agendamento de entrevistahttp://usvisa-info.com/pt-BR/selfservice/login
- Centros de atendimento em capitais brasileiras - Brasília, Belo Horizonte, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo. Clique aqui para lista completa dos novos centros de atendimento ao soliciante de visto.  Esses centros vão recolher dados biométricos(impressões digitais e fotos) antes que as pessoas compareçam aos consulados do Rio, Recife e São Paulo e embaixada em Brasília.
- Nesse novo processo, a pessoa que vai solicitar o visto responderá uma série de perguntas para determinar se ele deverá comparecer ao Centro de Atendimento ao Solicitantes de Vistos (CASV) e também à Embaixada/ao Consulado ou apenas ao CASV.
- Taxa única de US$160.00 para agendamento, visto e entrega do passaporte. Anteriormente pagava-se por cada um separadamente.
- O pagamento pode ser feito por cartão de crédito no site do agendamento, por boleto bancário, por telefone ou em dinheiro nas agências do Citibank.

Quanto tempo está levando para agendar uma entrevista ou para o processamento do visto?
Nesse links é possível saber o tempo de espera para entrevista e o tempo de processamento para o visto americano.

1. Quando os solicitantes saberão se eles terão que ir a um Consulado/Embaixada para a entrevista? Antes ou Depois de irem a CASV?
Solicitantes podem determinar se terão que ir a um Consulado/Embaixada para a entrevista, baseados nas informações do site. (http://portuguese.brazil.usembassy.gov/pt/waiver.html). Se o solicitante escolher fazer seu agendamento através do telefone, um operador irá fazer uma série de perguntas para determinar se terá que fazer um agendamento para entrevista com um Oficial Consular. Se o solicitante fizer seu agendamento online, responderá uma série de perguntas para determinar se terá que ir tanto no CASV (Centro de Atendimento e Serviço ao Visitante) e ao Consulado/Embaixada ou somente ao CASV.
A maioria dos solicitantes saberão se precisarão ir ao consulado para uma entrevista antes de ir ao CASV. Mas lembre-se por favor que a seção consular reserva o direito de entrevistar o solicitante se necessário. Solicitantes que tem que fazer a entrevista e não fizeram o agendamento, serão notificados durante sua ida ao CASV.
2. Se o solicitante tem que ir ao Consulado/Embaixada para a entrevista, o agendamento da entrevista será no mesmo dia que a ida ao CASV para tirar foto e coletar impressões digitais? Solicitantes que não moram em cidades que tenham consulados estão preocupados porque terão que viajar duas vezes para a cidade. Você pode por favor responder a essa questão?
Solicitantes não poderão agendar a visita ao CASV para o mesmo dia que o agendamento da entrevista na Embaixada/Consulado. Solicitantes poderão agendar a visita ao CASV de 1(um) a 8(oito) dias antes de sua entrevista para o visto no Consulado/Embaixada. O agendamento pode ser feito em dias consecutivos para o CASV e Consulado/Embaixada. Os CASV estarão abertos aos domingos para facilitar isto. Exatamente como no sistema antigo, alguns solicitantes terão que viajar para outras cidades para aplicar para o visto. Solicitantes podem ir a qualquer CASV no país, então eles podem escolher uma cidade onde tenham amigos ou parentes se não houver CASV perto deles.
3. Quem está isento da entrevista?
Crianças menores de 15 anos que vão tirar o visto B-2 e idosos com mais de 66 anos que vão tirar o visto B-1 ou B-2 que nunca tenham tido o visto negado.
4. Onde estão localizados os CASV? 
São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Brasília e Belo Horizonte.
BRASÍLIA
Ed. Venâncio 2000 SCS, Qd 8 Bl B – Setor Comercial Sul
Brasilia, DF 70333-900
RIO DE JANEIRO
Lagoa Corporate – R. Humaitá, 275- Humaitá
Rio de Janeiro- RJ 22261-001
SAO PAULO #1
Av. José Maria Whitaker, 370- Vila Mariana
São Paulo- SP 04057-000
SAO PAULO #2
Gualter Building – Av. São Gualter, 308- Alto de Pinheiros
São Paulo- SP 05455-000
RECIFE
Comercial Bandeira – Av. Herculano Bandeira, 949- Pina
Recife- PE 51110-130
BELO HORIZANTE
Ed. Celta – R. Maranhão, 310 – Loja 1 – Santa Efigênia
Belo Horizonte- MG 30150-330
5. Quem estiver renovando o visto precisará passar pela entrevista?
Solicitantes que tem o visto de 5 ou 10 anos para B1, B2, B1/B2 ou na válida completa de  C1/D, F ou M não precisam agendar uma entrevista no Consulado/Embaixada se o visto ainda estiver válido ou tiver expirado nos últimos 48 meses e tenha tido suas impressões digitais coletadas anteriormente e estejam renovando o mesmo tipo de visto.  Solicitantes que tenham visto em todas as outras categorias não precisarão ser entrevistados se estão renovando um visto que tenha sido dado para a validade total permitida e o visto ainda esteja válido ou tenha expirado menos de 12 meses atrás. Para maiores informações veja o site: http://portuguese.brazil.usembassy.gov/pt/renewal.html

by Aprendiz de Viajante

Total de visualizações de página