terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Paulista, na Paraíba, dá show em alunos de matemática

A professora Jonilda Alves Ferreira conseguiu transformar uma cidade no interior da Paraíba numa referência no ensino da matemática

A pequena cidade de Paulista, no coração da Paraíba, a 400 quilômetros da capital, vem chamando a atenção do resto do país pelo desempenho de suas crianças e adolescentes em matemática
Os estudantes da Escola Municipal Cândido de Assis Queiroga já conquistaram 68 premiações em oito edições da Olimpíada de Matemática. só na edição de 2012 dessa competição nacional foram 12 menções honrosas, três medalhas de bronze, duas de prata e cinco de ouro.
A responsável pela paixão dessas crianças e adolescentes de 9 a 16 anos pela matemática é a professora Jonilda Alves Ferreira, de 44 anos.
Formada em Ciências Econômicas, ela começou a lecionar em 2002 e ficava desanimada com a falta de interesse das crianças. Um dia, enquanto fazia uma pizza, se deu conta de que poderia ensinar fração assim.
Fez uma vaquinha e levou a classe para a pizzaria. Desde então, ela usa a criatividade para tirar os alunos da rotina e fazê-los compreender a matemática de forma prática. A aula de pesos e medidas, por exemplo, ela faz dentro de uma farmácia. "Só de tirar o aluno da rotina da sala de aula, você já ganha a atenção dele", explica.
Ela nunca tinha ouvido falar em professores estrelas e métodos sofisticados de ensino. Fez tudo intuitivamente, e deu certo. "Trabalho pelo futuro dos meus alunos. quero que eles saiam daqui e conquistem o mundo", explica. Seu sonho, no momento, é investir no próprio aperfeiçoamento por meio de um mestrado. "Quero investir em mim, para poder investir neles".

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página