Boas experiências nos incentivam a voltar e tê-las novamente. Uma experiência negativa, não. É claro que sorrir parece uma receita simples, óbvia, mas então por que as pessoas a não fazem?
Alguém sabe a força exata que tem um
sorriso?
Provavelmente não, mas sabemos que é uma força enorme.
Imagina a
força que tem um sorriso sincero na hora de atender um cliente!
Imaginou?
Com certeza você está recordando experiências que já teve ao
se dirigir a uma loja e a primeira coisa que o vendedor fez foi sorrir
para você. Ou não, ao invés de sorrir para você, ele foi mal educado e
não te deu atenção. As duas situações, muito comuns, acarretam
sentimentos opostos e são extremamente importantes na decisão de compra.
Guy
Kawasaki, em seu livro Encantamento: A arte de Modificar Corações,
Mentes e Ações, fala dentre vários temas, da importância sorriso. Nesse
livro ele coloca:
“Quanto custa sorrir? Não custa nada. Quanto custa não sorrir? Tudo, se isso prejudicar a sua relação com as
pessoas. Enquanto o nosso sorriso passa uma mensagem clara sobre o nosso
estado de espírito, quando não sorrimos criamos uma abertura para
inúmeras interpretações, incluindo o mau humor, a indiferença e a raiva –
e nenhuma dessas características o ajudará a encantar as pessoas”
Boas experiências nos incentivam a
voltar e tê-las novamente. Uma experiência negativa, não. É claro que
sorrir parece uma receita simples, óbvia, mas então por que as pessoas a
não fazem? Quantas vezes por dia você chega em um lugar, tentar ser
educado, e não recebe nem um bom dia de volta? Muitas! Isso é algo que
pode influenciar a experiência do seu consumidor ao longo de todo o
processo em que ele vai se relacionar com sua marca.
Recentemente vi uma entrevista
com o escritor americano Daniel Pink sobre seu quinto livro To Sell Is
Human: The Surprising Truth about Moving Others, ainda não lançado no
Brasil, onde ele falou da questão de saber vender e conquistar os
consumidores. Pink coloca que é necessário saber ouvir o que os outros
querem e entender qual oportunidade você tem. “Você precisa ajudar a
pessoa a melhorar a vida dela. Se souber conduzir esse processo de forma
tranquila, vai vender e ter bons resultados. O vendedor deve procurar
entrar em sintonia com o comprador e entender de que ele precisa”,
afirma o escritor.
E você?
Quantas vezes você sorriu hoje?
Lembre-se: sorrir não custa nada, já o contrário pode te custar muito!
by @ideiademkt
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