segunda-feira, 8 de julho de 2013

Dicas para montar o perfil ideal no LinkedIn


A maioria das pessoas investe horas e horas no Facebook compartilhando conteúdos e interagindo com os amigos, mas se esquece de investir em uma rede social importante para a carreira: o LinkedIn.

Conhecida como rede social profissional, ele é uma importante ferramenta para quem procura se relacionar profissionalmente e quem está procurando uma nova oportunidade. “O perfil no LinkedIn é uma forma de você se conectar com as pessoas, ser visto pelos recrutadores e saber o que está acontecendo por meio dos grupos de interesse e páginas das empresas”, afirma Fernanda Brunsizian, gerente sênior de comunicação corporativa da rede social. Fernanda dá dicas para montar o perfil na rede:

- Coloque uma foto só de rosto. “Segundo nossas estatísticas, um perfil com foto tem sete vezes mais chance de ser visto”, afirma Fernanda.

- Mantenha o perfil sempre completo e atualizado. Coloque todas as informações para que aqueles que visitem a sua página consigam saber quais cursos você já fez, onde trabalhou, qual é sua área de atuação e quais são suas habilidades.

- Customize a URL. Nas configurações do LinkedIn é possível alterar a URL automática para um endereço com seu nome. Além de ser mais fácil de memorizar, é mais provável que uma URL customizada caia nas buscas.

- Construa uma rede de relacionamentos. Quanto maior o número de conexões, maior é a chance de você se destacar nas buscas. Adicione no LinkedIn as pessoas que representam seus contatos profissionais fora do mundo virtual. “O ideal é que as pessoas criem o hábito de nutrir esses contatos o tempo todo, e não falar com as pessoas só quando está procurando emprego”, ressalta a gerente.

- Liste suas habilidades. Nesse espaço você pode escolher os termos que mais descrevem suas habilidades profissionais e suas áreas de atuação.

- Participe de grupos de seu interesse e siga as empresas que você gostaria de trabalhar. “Os grupos permitem que você receba muita informação sobre assuntos e áreas que te interessam e as páginas da empresa trazem as vagas abertas e as novidades da companhia”, explica Fernanda.

- Ferramenta recente da rede social, o “LinkedIn Today” disponibiliza um jornal diário customizado para você. É possível escolher que tipo de notícias você quer acompanhar por assunto ou por usuários.



Saiba quais as atitudes que atrapalham o desempenho do seu perfil na rede social


O LinkedIn é uma rede profissional importante para se relacionar profissionalmente. Segundo a gerente sênior de comunicação corporativa do LinkedIn, Fernanda Brunsizian, o perfil na rede permite que você faça conexões profissionais, se mantenha informado e seja visto por recrutadores de empresas. Além de montar o perfil adequadamente, saiba quais pecados você não pode cometer no seu currículo aberto e online. 

- Não coloque foto informal no perfil. “Ela não contribui e pode ser vista negativamente por um recrutador”, diz a gerente de comunicação corporativa da rede.

- Não adicione pessoas que você não conhece para aumentar o número de conexões. “Ter vários contatos que você não possui nenhum amigo em comum é um erro”, afirma Fernanda.

- Erros de português e de digitação. Revise todo o perfil para se certificar que nada foi escrito errado ou que não há trechos de difícil entendimento.

- Manter a URL automática. Sabe o endereço de perfil cheio de números? Evite! Nas configurações é possível personalizar a URL com o nome do usuário.

- Não manter contato com as pessoas. “No LinkedIn é importante manter constantemente contato com as suas conexões. Procurar as pessoas somente quando você está precisando de emprego não é indicado”, explica Fernanda.



By: Bolsa de Mulher


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página